Ainda não estou com todas as fotos do ultimo Congresso Nacional de Botânica para contar as novidades, mas posso começar pela melhor parte.
Durante o evento, ocorreu um outro congresso, o Congresso Latinoamericano de Cactaceae e Plantas Suculentas e esse evento foi perfeito (pelo menos pra mim, que trabalho com cactos)!
Tive a oportunidade de conhecer vários pesquisadores famosos que trabalham com cactos em diversas partes do mundo.
Sabe aqueles autores dos melhores artigos? Aqueles trabalhos que a gente mais gosta de ler? Aqueles que a gente mais cita em nossos textos?
Pois é! Os autores estavam lá nesse congresso (foto).
Comecei levando um susto quando fui comprar uma coxinha no restaurante. Nada mais, nada menos do que o Héctor Hernandez estava do meu lado, pedindo uma coxinha também!
Na hora eu pensei:
“Meu Deus, o Héctor come coxinha!”
Quando fui para as palestras, estava super curioso para saber quem era a tal Mariana Rojas-Aréchiga, uma pesquisadora que trabalha com germinação de Cactaceae e que eu era louco para conhecer.
Putz... eu adoro
TUDO que essa mulher escreve! Os artigos dela são excelentes e muito inspiradores.
Quando anunciaram a palestra dela eu quase tive um treco.
Piorou
MUITO quando o Emerson me disse que já tinha falado do meu trabalho pra ela e ela tinha ficado interessada e queria falar comigo.
Enfim, a palestra dela foi ótima e eu tive 50 milhões de idéias a mais pra melhorar a minha tese de doutorado.
Quando terminaram as palestras, fui me apresentar e conversar com ela.
Pra minha grata surpresa, ela me tratou
MUITO bem e é extremamente simpática e atenciosa. Mesmo com o meu espanhol enferrujado, consegui conversar por um bom tempo com ela que perguntou várias coisas sobre o meu trabalho e me deu várias sugestões legais.
O mais legal é que ela aceitou me orientar e vamos começar a trabalhar juntos! O primeiro grande passo para minha viagem ao México e, quem sabe, um doutorado fora ou um pós-doutorado com a maior especialista da minha área!
Daí da pra imaginar a minha felicidade naquele momento!
Depois que nossa conversa acabou e eu me despedi da Mariana, minha vontade era de sair correndo, pulando e gritando pelo corredor do hotel onde estava ocorrendo o congresso! A felicidade era tamanha que eu já estava segurando o choro pra não pagar mico na frente dos
"fodões"!
Era a realização de um sonho, ou pelo menos o inicio dele! Tudo o que eu passei dias planejando, a conversa, os trabalhos, a receptividade, tudo tinha dado certo.
O mais legal é que ela tinha me tratado tão bem e tinha sido tão simpática que eu não estava acreditando que aquilo tudo estava acontecendo.
Pra ter certeza de que realmente era real, contei com a colaboração da minha amiga Mellissa (MUITO obrigado Mell!!!), que tirou uma foto e registrou o momento do meu encontro com a Mariana.
Preciso dizer alguma coisa?
A minha cara de abestalhado na foto já diz tudo! KKK
Parabéns aos organizadores do congresso e MUITO obrigado a Mariana por ter me recebido tão bem!
Não posso deixar de agradecer o Emerson que me apresentou a meio mundo dos cactólogos.
E uma coisa eu aprendi nesse evento:
“Os bons são os mais simples!”