sexta-feira, abril 02, 2010

Criação


"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", João 8:32.

É com essa frase que eu começo meu post. Eu não inventei! Ela está na bíblia.

Por mais que esta possa ser uma frase onde o leitor faça sua própria interpretação, eu acho que ela pode ser utilizada para exemplificar o meu texto. Digamos que essa minha atitude de utilizá-la tem um certo tom de "o feitiço que vira sobre o feiticeiro".

Finalmente, depois de alguns meses, eu assisti "Criação", o filme que retrata os anos de conflito pessoal que o naturalista Charles Darwin passou antes de escrever o seu livro "A Origem das Espécies".

A família Darwin, em meados do século XIX, acreditava, como todas as pessoas da época (vale salientar a parte "pessoas da época", pois ela voltará a ser utilizada mais abaixo, ainda nesse texto), que todas as criaturas foram originadas a partir do poder divino. Além disso, todos os problemas, os percalços, as doenças, enfim, tudo isso era provido por Deus, numa tentativa extrema de ensinar os Seus filhos.

Como assim, Bial? Eu não acredito nisso. Um pai, por mais preocupado e desesperado que esteja, não faria seu filho sofrer, nem que fosse para ensinar uma lição. Ainda mais sendo o Pai de todos os pais. Se isso fosse verdade, Ele devia ser processado pelo não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente, não é mesmo?

Bom, vamos deixar essa polêmica de lado, pois o intuito do meu texto é falar sobre outra coisa, ou melhor, outra polêmica. O criacionismo. Porém, não é um criacionismo qualquer, é aquele acreditado pelos biólogos.

Ao terminar de ver o filme, além de ter visto uma das maiores provas de amor que uma mulher naquelas circunstâncias pôde dar ao seu marido (eu preciso encontrar a minha Emma Darwin, tenho dito!), eu me perguntei: "Como pode um profissional das ciências naturais, ou seja, um biólogo, acreditar que o mundo todo, milhões de espécies, foram criados por Deus? Ele (o biólogo) não conheceu a verdade? (aquela que nos libertará, segundo João?)"

Não estou me referindo à comunidade, às pessoas que não foram formadas nas Ciências Biológicas. Refiro-me a profissionais que estudaram durante 4 anos (ou mais) e aprenderam "na prática", se é que isso pode ser visto em tão pouco tempo de estudo, a teoria da evolução das espécies.

O que me deixa mais intrigado é escutar um profissional dessa área contando aquela história da Criação nos 7 dias. Ou melhor, são 6 dias, pois no 7° dia, Deus descansou.

Ah! Pelo amor de Deus! (olha aí eu me entregando e usando o Seu santo nome em vão, mas isso é a força do hábito. Vou usar a expressão da Milena: "Ah! Pelo amor de Darwin!"). Não são pessoas daquela época, são biólogos em pleno século XXI que acreditam nisso! É inconcebível! Pelo menos pra mim...

Como o próprio Charles Darwin diz no filme, são mais de 900 espécies de vermes que vivem dentro do sistema digestivo humano (sem desmerecer os Nematoda, senão a Virág e a Vivi me matam, mesmo elas trabalhando com vermes de vida livre) e apresentam adaptações variadas para ocorrência nesse local. Assim, como é que alguém pode acreditar que todas as espécies do mundo foram previamente pensadas e concebidas durante aqueles seis dias?

Não. É demais pra mim! Sou obrigado a citar novamente aquela bela e conhecida frase da música do Conde (o cantor de brega): "Tudo demais tem limite!"

Então é isso, começando com a citação do apóstolo João e terminando com a citação do cantor de brega, o Conde (por favor, amigos religiosos, não interpretem essa minha atitude de usar citações do apóstolo João e do Conde no mesmo texto como sendo uma afronta, pois não é!), eu encerro o meu texto, deixando o espaço para escutar a opinião de quem concorda e discorda de mim.

Amém?

8 Comments:

Blogger Vi said...

Bem, eu definitivamente não acredito no criacionismo... eu simplesmente acho impossível q um cientista aceite essa teoria sem ter as provas irrefutáveis... afinal na ciência sempre temos que provar tudo!
Deus deve ter no máximo assistido tudo de camarote e eventualmente ter interferênicas mínimas...
será que nós somos uma espécie de experimento que ele está viginado?
hehehe
Ótimo post Miguio!
Beijos, Vi!

7:24 PM  
Anonymous íses said...

p mim tb é inconcebível... e muito pior do que isso (eu ouvi isso da boca de uma bióloga que considero muito inteligente, mas nesse dia mudei de idéia, rsrsrs): "eu acredito em seleção natural, óbvio que existe, mas não em evolução!"

opaaaaa... caraca, vamos raciocinar em cima dessa brilhante idéia: se deus criou todas as spp que existiram e existem atualmente de uma só vez(páre e pense: dinossauros e todos aqueles bichos loucos do cambriano, e etc etc etc) e desde então a seleção natural só vem fazendo a limpa e deixando uma ou outra sp, na boa... a seleção natural já teria extinguido todas elas!!!
Putz... o lance todo é a evolução, se não há variação tamanha e constante (eu disse CONSTANTE) das spp, como a seleção natural agiria? Se as spp fossem imutáveis!!! Ohhh, minha cabeça deve ser muito retrógrada pra perceber tamanho milagre, sim, pois isso é um milagre (seleção natural SEM evolução).

Eu acho que as pessoas se apegam a algumas hipóteses (nesse caso crença mesmo = criacionismo) e tentam moldá-las pa caber dentro de outra realidade (no caso dos biólogos criacionistas, o q p mim é antagonismo). Isso é pior do que simplesmente não acreditar em evolução, seleção natural e por ai vai... É Contorcer seu cérebro p acreditar numa coisa ainda mais impossível!!!

Enfim... e assim caminha nossa ciência...

íses

9:33 AM  
Blogger GGUEDES said...

Pois é, Miguio, acho que Vivi e Íses disseram tudo. Nunca acreditei em Criacionismo. Nunca. E não acho que ele deva ser ensinado em escolas. Criacionismo é religião, é fé, se alguém tem que ensinar isso são as famílias que assim acreditarem. Mas, claro, deixando espaço para seus filhos mudarem de opinião.
Agora que muito me espanta biólogos dizendo que o mundo foi criado em 6 dias, isso espanta. Não, melhor, me assusta!
O que adianta a verdade libertar se as pessoas parecem ser incapazes de percebê-la!

Post sensacional.

Beijos

3:19 PM  
Anonymous Milena said...

Ok, tu me assustou!!!!!!! Existe biólogo, pesquisador, que eleva o criacionismo ao patamar de verdade no nosso ciclo de convivência? Este eu preciso conhecer. Agora seleção natural sem Mudança (EVOLUÇÂO nada mais é que mudança)não faz absoluto sentido!!!!!Isis minha querida não te conheço mas imagino que você quase infartou depois desta declaração...
Affff
ótimo comentário Infiel!!!!!!
Tô esperando o Jean mandar uma cópia do filme para mim, daí posso comentar

Xeroooo

5:32 PM  
Anonymous Íses said...

Pois eh Milena , no nosso ciclo de convivência, e alí entre os tops!
Inacreditável, não?

P.S. Acho que tb não te conheço Milena (mas por acaso vc é a Mila dos golfinhos? Se for tu me conhece sim, sou Adaíses, estudei contigo).

bjos.

4:55 PM  
Blogger Miguio said...

Pois é Milena, são pesquisadores próximos e até BEM próximos pra você! Eu acho meio estranho pensar que convivemos com pessoas que pensam tão diferente de nós, mas viva a democracia das opiniões!

Ises, essa Milena não é a dos golfinhos, não. Essa é a Milena dos Cerrados, a Milena do Piauí, a Sheila Milena, minha amiga que faz uma falta danada por aqui!

Saudades de vocês duas!

5:05 PM  
Anonymous Milena said...

Que lindo Marquito!!! Também estou com saudades e não vejo a hora de chegar por aí!!!

7:09 AM  
Blogger Ricardo Silva said...

Meiado, saiu recentemente um artigo (não sei em qual revista, só li a divulgação dele na "ciência hoje") onde um físico realizou um questionário com acadêmicos de vários cursos e identificou que a grande maioria dos entrevistados são influenciados por suas religiões quando se fala de evolucionismo ou criacionismo. Eu acredito que a realidade da Academia brasileira não seja diferente. Muito próximo, como vc falou, há biólogos, educadores e até mesmo cientistas que afirmam terem dúvidas ou mesmo pregarem que tudo foi criado por Deus em 6 dias (e um para descanso, pois nem deus é de ferro!!). No mais, concordo com vcs em isso ser um absurdo e ser criticado, como vc fez neste post.

8:45 AM  

Postar um comentário

<< Home