quarta-feira, março 26, 2008

Nomes engraçados na ciência

Já faz tempo que eu quero escrever sobre esse assunto. Na verdade, eu tive essa idéia quando estava escrevendo a minha dissertação do mestrado, em 2007.

Antes de continuar meu post, eu devo explicar para alguns leitores do Miguio’s Blog como é criado e citado o nome científico. Para facilitar a minha explicação, vou me usar como modelo (pelo menos assim eu vou ser “modelo” uma vez na vida).

Meu nome completo é Marcos Vinicius Meiado e desde que entrei na universidade e escrevi meu primeiro resumo de congresso, eu passei a ser conhecido para o mundo da ciência como: MEIADO, M. V.

É fácil! O seu ultimo sobrenome é o que vale e todos os seus outros nomes e sobrenomes são abreviados, depois do seu ultimo sobrenome, na ordem que eles aparecem (acrescido do ano em que o trabalho foi realizado).

Então, pra ciência, minha dissertação defendida em fevereiro de 2008 é citada: MEIADO, 2008.

Quando eu faço algum trabalho em parceria com mais um autor, por exemplo, a minha orientadora (Inara Roberta Leal), a citação desse nosso trabalho passa a ser: MEIADO & LEAL, 2008. Por outro lado, se o texto for escrito por mais de 2 autores, apenas o nome do primeiro autor é indicado e todos os demais são agrupados numa expressão em latim (et al.) que significa (pra facilitar a explicação) “e seus colaboradores”.

Sendo assim, um trabalho feito por mim, pela Inara e pela Laura, por exemplo, seria citado: MEIADO et al., 2008.

Continuando o post...

Durante o tempo que eu estava organizando a minha bibliografia e fazendo a fundamentação teórica sobre o tema da minha dissertação, me deparei com o nome de alguns pesquisadores que me chamaram atenção.

A minha primeira citação, exótica por assim dizer, foi de um pesquisador que se chama HARRY POTTER.

Logo pensei:

Quem são os colaboradores do artigo POTTER et al. 1984? RONAND WEASLEY e HERMIONE GRANGER? Bem que seria interessante um pouquinho de magia na ciência!

Um tempo depois, deparei-me com outro artigo que a citação era: AGUILERA, 1998.

E o que passou na minha cabeça (enquanto eu cantava Gennie In A Bottle)?

Será que a Christina Aguilera (cantora pop) alguma vez na vida trabalhou com Ecologia Vegetal?

Recentemente, estávamos lendo um artigo no laboratório que dizia (mais ou menos assim):

“... e as espécies foram classificadas de acordo com DEUS et al., 2003.”

Claro! Perfeito! Quem mais podia saber o nome das espécies vegetais, senão o criador de todos as criaturas? DEUS é o cara!

DEUS é a melhor pessoa para ser citada. Nele eu confio de olhos fechados!

Apenas gostaria de saber quem são os colaboradores (et al.) de DEUS! Será que é a Trindade Santa? O Pai, o Filho e o Espírito Santo?

Conversando com outros amigos sobre o assunto, recebi mais exemplos engraçados.

Também na Ecologia, temos uma pesquisadora chamada: CICARELLI, D. Isso mesmo! Daniela Cicarelli. Coitada dessa pesquisadora! Depois do escândalo mundial da Daniela Cicarelli na praia da Espanha, transando com o namorado ao ar livre, nenhum estagiário deve ter respeitado a tal pesquisadora. Ela certamente deve ter recebido e-mails engraçadinhos.

Saindo um pouco da Ecologia, temos outros exemplos engraçados na Fisiologia Vegetal.

Recentemente, fui convidado para avaliar o trabalho de conclusão de curso de um amigo e, por sorte, ele (o Bruno) não citou um trabalho que ele tinha comentado.

Já imaginava a frase: “A metodologia foi desenvolvida seguindo PORRA et al. 2001!”

Porra! Citar PORRA ninguém merece!

Ainda tem um pesquisador italiano que se chama ETIALLI e quando publica com seus colaboradores, a citação vira: ETIALLI et al.

E não posso deixar de citar o MULDER (lembrado por Vivi), um pesquisador que tem o mesmo sobrenome do personagem principal da série “Arquivo X”.

Bem, pra terminar, não posso deixar de me perguntar:

Será que MEIADO não é tão estranho quanto os exemplos citados a cima?

Nessa hora, aquele ditado popular vale muito:

“Falem bem, falem mal, mas citem meus trabalhos!” (ou mais ou menos assim).

2 Comments:

Blogger Vi said...

O melhor é Deus et al... hehehe
Beijos, Vi!

3:36 PM  
Blogger Viviane Fontoura said...

Adoreeeeeeeeeeei! :D

7:00 PM  

Postar um comentário

<< Home