quinta-feira, janeiro 31, 2008

Recife, voltei de onde? (Post publicado dia 16 de Fevereiro de 2007)

Desde que eu cheguei em Recife e passei a conhecer as músicas de carnaval, uma dúvida sempre pairou na minha cabeça.

De onde o Luiz Bandeira (autor da música) vinha quando compôs “Voltei Recife”?

Eu que não sou muito fã de carnaval, acho que essa música é uma das que mais representa o carnaval da cidade.

Nesse período que antecede o carnaval (vale salientar que esse período começa após o natal), em todos os lugares que você entra, seja shopping, padarias ou supermercados, está tocando essa música que gruda na cabeça e demora pra sair.

Até eu já cantei essa música da ultima vez que voltava de Curitiba e quando desembarquei, completei minha canção com uma outra música: “Salve Oh Terra dos Altos Coqueiros!” (hino do estado)

Nessas horas é que eu percebo que estou virando pernambucano. Afinal já se completam 10 anos de Recife (em 2007).

Então, veio na minha cabeça a idéia de mais um post de interpretação musical.


Voltei Recife (Luiz Bandeira)

Voltei Recife
Foi a saudade que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente "Vassoura" na rua abafando
Tomar umas e outras e cair no passo

Cadê "Toureiros"?
Cadê "Bola de Ouro"?
As "Pás", os "Lenhadores"
O "Bloco Batutas de São José"?
Quero sentir a embriaguês do frevo
Que entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé


Pra quem não é daqui e escuta essa música pela primeira vez, apenas da pra entender as duas primeiras e as duas ultimas frases da música.

Eu me perguntava também o que diabos era vassouras e toureiros?

Depois alguns amigos explicaram que são menções aos blocos de carnavais daqui da cidade e tudo fez mais sentido.

Mas a duvida permanece: De onde o Luiz Bandeira (autor da música) vinha quando compôs “Voltei Recife”?

Se algum nativo (ou não) quiser completar a minha interpretação, por favor, não sei muitas informações sobre músicas de carnaval, frevo e adjacências.


- ATUALMENTE (2008) -

E graças a minha grande amiga pernambucana Viviane Lira (que na ocasião da publicação do post estava na Bélgica) eu consegui elucidar a minha dúvida. Vejam a resposta da Vivi's:

Eu, como uma nativa (com muito orgulho) do cyberspace, vi na net que o Luiz Bandeira morou em Alagoas, depois no Rio de Janeiro e por último na França e voltou ao Brasil no ano de 1962.

Creio que ele tinha saudades ao estar morando em Paris e também vamos lembrar que naquela época o carnaval não era um "inferno" (o qual eu A-D-O-R-O).


OK! Dúvida de 2007 esclarecida.

Mas eu tinha outra dúvida, a qual me recordei quando escutei o frevo tocando. Então vamos para o post de “Dúvidas de Carnaval - 2008”