quinta-feira, julho 13, 2006

EEZA - Estación Experimental de Zonas Áridas

Após a reforma no Blog vocês devem ter notado alguns links, aí ao lado, de sites que eu visito com uma certa freqüência. Um deles é o site da EEZA - Estación Experimental de Zonas Áridas.
Para as pessoas que se interessam por ecossistemas áridos ou semi-áridos, independente da área de interesse, vale a pena dar uma olhada no site que tráz informações sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas e disponibilizam todos os artigos que são publicados nas mais conceituadas revistas de pesquisas internacionais.
A EEZA pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas e foi criada em 1947. Atualmente as atividades se concentram nos estudos de paisagem, ecossistemas e comunidades animais e vegetais de zonas áridas e semi-áridas e na recuperação de espécies em perigo de extinção. As linhas de pesquisas estão relacionadas com a consevação da biodiversidade, formação e evolução do solo, funcionamente de sistemas erosivos, dinâmica e fisiologia de vegetação, interações entre organismos e o meio ambiente e tem como metas ajudar a conservar os recursos naturais e desenvolver sistemas de aproveitamento sustentável desses recursos.
É bastante clara a preocupação que os europeus tem com esse tipo de ecossistema e o interesse em preservá-lo. Diferente dos brasileiros que possuem um ecossistema semi-árido único e exclusivo no seu território nacional (a Caatinga) e mesmo assim é o ecossistema mais desvalorizado e mal conhecido pela cominudade científica do país.
Na maioria dos projetos de áreas prioritárias para a conservação se fala da preservação da Mata Atlântica, que vale salientar tem menos de 5% do território original. Atualmente se ouve algumas reportagens de desmatamento na Amazônia que equivalem a uma área de 300 campos de futebol por hora.
Nos projetos apoiados pelo Green Peace aparecem o mico-leão dourado, o peixe-boi, entre outros, mas você já viu algum cartaz com um mandacarú, um xique-xique ou um bode dizendo "Preserve a Caatinga"? Acho que não!
Pois é, essa é a realidade! Os brasileiros estão acabando com TODOS os ecossistemas pra ampliar suas áreas de agricultura e pecuária.
Continuem assim! Os exportadores agradecem!
Acho que eu deveria ter feito outro curso! Agronomia por exemplo. Pelo menos ganharia dinheiro...
Fico por aqui...
Abraço a todos
Marcos Vinicius

1 Comments:

Blogger Vi said...

Vamos todos preservar a Caatinga!!!

Gostei muito do que você escreveu.... De fato, muitos pesquisadores se esquecem desse ecossistema!!!
Beijos, Vi!

11:00 PM  

Postar um comentário

<< Home