domingo, setembro 13, 2009

Rumo ao Centro-Oeste

De repente eu (em Leme) recebo uma ligação do meu tio Luis, me convidando para ir com ele até Goiânia, entregar uma peça de ônibus no SENAI.

Como já estava acostumado, botei algumas coisas na mochila e fiquei esperando ele chegar para irmos rumo ao centro-oeste.

A viagem era longa, quase 1000 quilômetros, mas eu tinha certeza que ia me divertir bastante com meu tio.

E lá fomos nós! Saímos de Leme no final da tarde e fomos até Uberlândia (MG), onde passamos a noite. Antes de dormir, fomos até o shopping da cidade para conhecer o povo. Segundo meu tio, o shopping é um dos melhores locais para a gente conhecer uma cidade, as pessoas da cidade, os costumes da cidade, etc.

No dia seguinte, fomos para Goiânia. O rio que separa os estados de Goiás e Minas Gerais é lindo! A região é muito bonita! Como eu não era um bom navegador e nunca tinha estado no estado de Goiás, assim que passamos da divisa entre os estados, acabamos nos perdendo e andamos uns 20 quilômetros numa estrada errada.



Nos encontramos (no mapa) e voltamos a nos perder novamente depois de alguns quilômetros, mas, felizmente, mesmo perdidos, estávamos em uma das estradas que nos levaria a Goiânia, embora não era a estrada que nós acreditávamos que era.

No caminho, me lembrei que era o dia da defesa da Verinha e liguei pra ela para desejar sorte. Alguns quilômetros depois, na primeira cidade de Goiás (que eu não me lembro o nome), paramos para almoçar.

Eis que começa meu primeiro momento "joselito". Troféu joinha pra mim!

Entramos num restaurante de comidas típicas. Um lugar muito agradável e a comida era feita num fogão a lenha. Muitas coisas desconhecidas e eu vi uma panela com uma comida que parecia palmito. Na hora, perguntei o que era para uma senhora que estava cozinhando e ela respondeu com uma cara bem feliz:

"É guariroba! Um palmito típico do estado de Goiás!"

Antes de continuar o post, deixe-me fazer um parêntese botânico:

Guariroba [Syagrus oleracea (Mart.) Becc.], também chamada de gariroba ou gueiroba é uma planta da família das Arecaceae. É uma palmeira nativa do Brasil e entre seus produtos destaca-se o palmito ou broto terminal. Considerado por muitos como verdura de sabor amargo, o que de fato é quando comparado aos palmitos doces das espécies da Mata Atlântica, o palmito da guariroba é uma iguaria de largo aproveitamento culinário em alguns estados, inclusive algumas regiões de Goiás (Fonte: Wikipedia).



Como eu adoro palmito, não tive dúvida em encher o prato com a guariroba que, visualmente, estava deliciosa! Se eu tive lido as informações do Wikipédia antes de comer, não teria me aventurado ou, pelo menos, teria servido apenas um pedacinho bem pequeno só para experimentar.

Peguei mais algumas comidas diferentes e me sentei para almoçar. Quando dei a primeira garfada, meus olhos encheram d’água e eu pensei: "me fudi!"

A comida era horrível! A pior coisa que eu já comi em toda a minha vida. O jiló fica com gosto de musse de chocolate da Priscila (a sobremesa que eu mais amo no mundo) perto da guariroba!

Quanto mais eu comia, mais eu me desesperava. Pior é que a mulher que fez a comida estava de olho na gente, enquanto almoçávamos, para saber se nós estávamos gostando da comida.

De fato, todo o resto do prato estava ótimo! Então, para ter alguns minutos de felicidade antes de passar pela maior provação gastronômica da minha vida, eu comi todo o resto que estava no prato e deixei a guariroba por último. Comi meio prato do tal palmito e, no final, até meu cérebro doía.

Além da guariroba, tive outras decepções gastronômicas em Goiás. O doce de gabiroba [Campomanesia pubescens (DC.) O. Berg – Myrtaceae] e a broa de milho com erva-doce não caíram muito bem!

Depois dessas aventuras gastronômicas, chegamos em Goiânia. A cidade é linda! Verde! Se Curitiba não se cuidar, logo logo vai perder o título de capital ecológica do Brasil.

A única coisa que me estressou na cidade é que as ruas têm dois nomes, ou melhor, um nome e um número. Isso fez com que eu me perdesse algumas vezes e atrapalhou a comunicação entre o navegador (eu) e o GPS.

Depois de andar por vários bairros procurando uma pamonharia, chegamos na Pamonha da Vovó, na Rua 83 – Setor Sul.

Ainda com medo de provar mais iguarias goianas por motivos óbvios, fui experimentar uma tal de Chica Bacana. A melhor coisa que eu podia ter comido em toda a minha viagem ao Centro-Oeste!



Que comida boa! Era um tipo de pamonha salgada, um pouco mais mole que as pamonhas normais, temperada com palmito (o verdadeiro), lingüiça calabresa, azeitona e outros temperos. Muito bom!

No dia seguinte, acordamos cedo e encaramos a avenida Anhanguera, rumo ao SENAI da Vila Canaã. Pude perceber que o sistema de transporte da cidade (Metrobus) segue o mesmo modelo de Curitiba (não tem metrô, mas tem um ônibus que percorre uma grande extensão da cidade, em linha reta, como se fosse um metro de superfície).

O calor era tamanho que eu percebi as pessoas tomando cerveja gelada em plena 10 horas da manhã! Eu preferi experimentar o Goianinho, um refrigerante típico de lá que é muito bom!

Achamos o SENAI, entregamos a peça e voltamos pra São Paulo porque meu tio tinha que se preparar para viajar pra Recife.

A viagem foi curta, não consegui nem encontrar o Welinton (Desculpa Wel, mas da próxima vez eu vou com mais calma) nem ir a feira da Lua, mas eu aprendi algumas coisas:

1. Morar no meio do Brasil, longe das praias, tem seu lado positivo (a vegetação é linda!).

2. Não encha o prato com coisas que você não conhece! Experimente pequenas porções!

3. Música sertaneja comanda o centro-oeste!

3 Comments:

Anonymous Welinton said...

É isso aí cara!
Eu te perdoo por me dar esse bolo!
Terei prazer em te levar na feira da lua pra comer torta de guariroba! kkkkk
Valeu pelo post.
Abração

4:34 PM  
Blogger Vi said...

KKKKK Imagino vc comendo as coisas e tentando disfarçar o gosto horrível... eu já comi desse palmito diferente... é mesmo um horror!!!
Muito divertido essas suas viagens... mais um pouco e você chegava em Belém... hehehe
beijos e saudades, Vi!

9:57 AM  
Blogger John said...

abercrombie & fitch
ugg outlet store
cheap ugg boots
pandora jewelry
michael kors outlet online
coach factory outlet
michael kors outlet
ray ban sunglasses
polo ralph lauren
uggs outlet
p90x workouts
ray ban sunglasses outlet
louis vuitton outlet online
cheap jordans
burberry outlet
nike air max
louis vuitton handbags
toms
toms shoes
michael kors outlet online
supra shoes
louis vuitton
coach factory outlet
oakley sunglasses
michael kors outlet
giuseppe zanotti sneakers
michael kors
ralph lauren outlet
tory burch sale
louis vuitton outlet
20151207yuanyuan

4:36 AM  

Postar um comentário

<< Home