quarta-feira, abril 15, 2009

Homem inala semente e árvore cresce dentro do seu pulmão

A pouco estava na cozinha conversando com a Vanessa e quase me entalo com o jantar quando escuto a reportagem vindo da televisão da sala que dizia:

"Homem inala semente e árvore cresce dentro do seu pulmão!"

Na mesma hora pensei em Talita! Já já eu explico o motivo que me reportou a minha pequena-amiga. Antes vamos à reportagem:



"Homem inala semente e árvore cresce dentro do seu pulmão

Cirurgiões russos disseram ter removido um pinheiro de cinco centímetros que crescia dentro de um homem, durante uma cirurgia para a retirada do que achavam ser um câncer. As informações são do jornal Daily Mail.

Artyom Sidorkin, de 28 anos, reclamava de dores no pulmão. Os médicos fizeram os exames e constataram “com certeza” que o corpo estranho era um tumor, por isso decidiram operar.

Após retirar parte do pulmão do paciente, o cirurgião foi examinar o órgão e viu que o corpo não era um câncer, e sim um pinheiro!

A equipe médica, concluindo que um pinheiro de 5 cm é muito difícil para ser engolido inteiro, supôs que Sidorkin inalou uma semente, que alcançou o pulmão e se desenvolveu no interior do corpo humano."



Há anos eu trabalho com sementes (graduação, mestrado e doutorado) e nunca pensei que ia ler uma noticia desta!

Lembrei-me da Talita, que desde 2007 trabalha com germinação de sementes MUITO pequenas. Tão pequenas que não se pode respirar próximo da placa de Petri que elas voam.

Claro que eu imaginei o pulmão da Talita com uma mega população de Podostemaceae (as plantas aquáticas que está trabalhando comigo)!

Ah! Não posso deixar de fazer uma piada (de biólogo):

"Qual o fotoblastismo do pinheiro?"

Acho que esta vai ser uma questão da minha próxima prova.