domingo, abril 12, 2009

12 anos de pernambucanidade

Sempre que me perguntam “De onde você é?”, eu respondo: “Sou do Paraná” ou “Sou paranaense”.

Embora eu tenha nascido em São Paulo, não me considero paulista. Fui morar em Londrina (PR) muito pequeno e fiquei lá por quase 11 anos.

Então, desde que me entendo por gente, eu sou paranaense. Todas as minhas referências de infância, família, religião, educação, etc., são de lá, do Paraná.

Sou paranaense porque foi neste estado que eu morei o maior tempo da minha vida, além de ser o local onde eu tive o maior número de experiências pessoais possíveis, das quais sinto muita saudade.

Agora esta história mudou. Hoje, dia 12 de abril de 2009, eu completo 12 anos em Recife.

A pessoa responsável pela minha mudança pra cá, meu pai, nem mora mais em Recife, mas eu continuo por aqui. Será que eu sei viver em outro lugar?

Hoje, eu separei algumas horas do dia e pensei no assunto.

Resumindo minha reflexão, além desta cidade (Recife) ter me proporcionado muitas coisas boas, como por exemplo, meus amigos, minha formação e minha tão adorada profissão e especialização (mestrado e doutorado), a partir de agora, foi aqui em Pernambuco que eu passei o maior tempo da minha vida.

Sendo assim, a partir de agora, quando me perguntarem “De onde você é?”, vou responder: "Sou de Pernambuco!" ou "Sou pernambucano!"

Então, "Salve, Oh Terra dos Altos Coqueiros!"

Obrigado a todas as pessoas que fizeram destes 12 anos, se não os mais felizes ou melhores anos da minha vida, pelo menos anos bem agradáveis!

3 Comments:

Blogger Vi said...

Eu passei maior parte da minha vida no Brasil mas não consigo me considerar brasileira... acho qur as referências de infância são os mais importantes para definir de onde somos...
Beijos, Vi!

5:53 AM  
Blogger Cristina Maiko. said...

Vi.
Tb estou há 12 anos no Japão,e nem por isso me considero japonesa,pelo contrário,cada vez mais me sinto brasileira.
É como a outra pessoa comentou,as referencias da infância são as mais importantes,pelo menos eu sinto isso.
E por mais que vc queira ser pernambucano,no fundo vc sabe e sente que é PARANAENSE,pé vermelho kkk.
Beijão.

7:44 PM  
Blogger Unknown said...

Que confusão você está fazendo na sua vida, cara.
Paulista, paranaense ou pernanbucano...

Para mim, não tem lugar melhor que o Paraná, e eu tenho orgulho de ser paranaense, de ser Curitibano, e mesmo que eu morasse em outro lugar, jamais esqueceria está terra fria que é Curitiba, a capital mais fria do país (e olha que eu amo o frio).

Então, se por exemplo, você se mudasse para Goiás este ano e ficasse morando lá por trinta anos, você se consideraria goianense. Eitâ confusão!

Valeu pelo espaço.

1:41 PM  

Postar um comentário

<< Home