sábado, abril 05, 2008

Pegando o Luiz Gonzaga na mentira

Quando voltava de Serra Talhada, me ocorreu um pensamento que fui amadurecendo durante a viagem.

Antes de continuar o post, preciso relembrá-los do trecho de uma música do Luiz Gonzaga, chamada “Xote das Meninas”:

“Mandacaru
Quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina que enjoa
Da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração”


Bom, o mandacaru da música e uma espécie (Cereus jamacaru subsp. jamacaru DC.) que pertence à família Cactaceae, um cacto que está na lista das espécies que eu estudo na minha tese de doutorado.

No caminho de volta pra Recife, lá pelos lados de Serra Talhada até Caruaru é possível ver vários mandacarus bem grandes com seus frutos que servem de alimento para muitos animais da Caatinga (para maiores detalhes sobre esse assunto, aguardem os resultados da minha tese... kkk).

Mas agora, voltando a música, o Luiz Gonzaga diz que, quando o mandacaru flora (ou floresce), é o sinal que a chuva “chega” no sertão.

Se o verbo CHEGAR está no presente do indicativo (3° pessoa do singular – ele chega ou a chuva chega) e nós estamos no inicio da estação chuvosa (as chuvas começam em fevereiro e março), o que nós devíamos estar vendo no sertão era um monte de mandacaru com flores, afinal, como diz o Luiz Gonzaga, quando o mandacaru flora a chuva chega no sertão.

Mas não é bem isso que ocorre não.

Quando a chuva chega no sertão, na verdade, os frutos já estão todos formados e as sementes estão sendo dispersadas, já que elas precisam de água para germinar e formar novos mandacarus. Então, o mandacaru deve florescer no final do ano, bem antes da chuva chegar no sertão, nos meses de novembro ou dezembro, em plena estação seca.

Sendo assim, eu proponho uma alteração na música “Xote das Meninas”:

"Mandacaru
Quando GERMINA na seca
É o siná que a chuva chega no sertão"


Assim a música fica biologicamente correta.

1 Comments:

Blogger Vi said...

Concordo... A música está biológicamente errada... :) :)
Muito boa essa sua observação!!!

Beijos, Vi!

3:23 PM  

Postar um comentário

<< Home