quarta-feira, março 03, 2010

1° Curso de Campo de Ecologia da Caatinga – Nível Graduação

O que começou com uma conversa entre amigos no MSN terminou no 1° Curso de Campo de Ecologia da Caatinga – Nível Graduação, destinado aos alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina (PE).

Há alguns meses, o Diogo Araújo me convidou para dar uma palestra num congresso que eles estavam organizando na UNIVASF. O congresso não deu certo, mas o convite foi mantido. Então, eu tive a idéia de fazer uma versão adaptada para graduação de um curso que já existe, o Curso de Campo de Ecologia da Caatinga, criado pela Inara Leal, professora de ecologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para alunos de mestrado e doutorado.

A estrutura do curso foi mantida, porém, como a duração desse curso era menor e muitos participantes estavam no começo da graduação, eu tive que pegar um pouco mais leve nas atividades e no ritmo dos trabalhos.

Por sorte, eu pude contar com a colaboração e os conhecimentos do Renato Rodrigues, o professor de ecologia da UNIVASF, que trouxe várias idéias legais para os projetos que foram desenvolvidos ao longo do curso.

O curso teve duração de 1 semana e alunos de diferentes estados foram participar. Fiquei bem contente com o resultado do curso e acredito que nós conseguimos despertar o interesse pela ecologia da Caatinga em algumas pessoas que participaram.

Se isso realmente aconteceu com pelo menos 1 pessoa, o curso já valeu a pena pra mim!

Abaixo, seguem algumas fotos do curso.

Diogo, muito obrigado pelo convite e pela ajuda!

Renato, muito obrigado pelas ótimas idéias e pela ajuda!

Pessoal que fez o curso, muito obrigado pela disposição e interesse!

Espero voltar em breve pra Petrolina.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ADOREI PARTICIPAR DO CURSO DE CAMPO E CONHECER PESSOAS QUE AMAM A CAATINGA TANTO QUANTO EU.

1:22 AM  

Postar um comentário

<< Home