segunda-feira, outubro 02, 2006

Disciplina de Formigas

Começaram hoje minhas aulas da disciplina de formigas.
Nas próximas duas semanas estarei mergulhando no misterioso (até o momento) mundo desses indivíduos que junto representam a maior biomassa animal do planeta, ou seja, se pudéssemos colocar todas as formigas em uma balança elas pesariam mais do que qualquer outro grupo de animal.
É muita formiga viva no mundo!
Tudo bem, não é o táxon com maior numero de espécies, mas estima-se algo próximo de 20 mil espécies, todas agrupadas em apenas uma família, Formicidae.
São espécies extremamente sociais, chamadas de eussociais – sociais verdadeiras, e essa relação entre os indivíduos foi exatamente o que me chamou atenção e me fez cursar a disciplina.
Durante a semana vou contando mais novidades sobre as formigas e suas relações com as plantas.
Abraço
Marcos Vinicius

3 Comments:

Blogger Vi said...

Boa disciplina Miguio!!!
Beijos, Vi!

3:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

e não se esqueça que ainda existe a possibilidade dos Nematoda dominarem as formigas.
kkkkkkkkk
bjs

6:50 PM  
Blogger Priscila said...

Quero saber mais osbre as formiguinhas!
Elas vivem me escalando lá no Lab quano estou triando! (alias o lab esta infestado de formigas! e de outros bichos, nao tao simpaticos tb! ahahahaah)
beijos

1:55 AM  

Postar um comentário

<< Home