segunda-feira, março 12, 2007

Férias na casa das avós

Nesse final de semana eu acordei pensando nas minhas avós, que infelizmente não estão mais vivas. Isso me fez lembrar de muitos momentos da minha infância, quando eu ia passar as férias em Osasco – SP, minha cidade natal (sim, sou paranaense de mentira) na casa da minha avó Alzira e de todas as comidas que ela fazia.

Nunca consegui tomar um chá tão gostoso como o que ela fazia. E o pão doce? E o doce de gelatina colorida? Na verdade o doce de gelatina quem fazia era minha tia Nair. Sem falar nas festas de Natal e Ano Novo que todos os Meiados e agregados iam pra casa dela e era tanta gente que ela usava a gaveta da geladeira (aquela que geralmente fica na parte de baixo pra guardar as verduras e legumes) pra temperar o pernil da ceia.

Minha outra avó, Lia, que morava em Leme - SP, também fazia várias coisas que eu adorava e só comia na casa dela, porque eram as melhores, como por exemplo arroz doce, e bolo de coca-cola. Todo mês de janeiro, próximo do meu aniversário, eu sabia que ia comer bolo de coca-cola! MUITO BOM!

Então, como infelizmente não tenho mais as minhas avós e a minha mãe e irmã, coitadas, são desprovidas de dotes culinários (e meu pai que sabe cozinhar está um tanto quanto longe), eu resolvi ir pra cozinha e preparar algumas coisas que me faziam lembrar dos bons momentos das férias.

Comecei pela gelatina colorida. Segue a receita:

Gelatina Colorida

4 pacotes de gelatinas (sabores e cores diferentes)

1 gelatina sabor morango pro creme

1 leite condensado

1 creme de leite

Modo de Preparo:

Prepare as 4 caixas de gelatina separadas de acordo com as instruções das embalagens. Corte em quadradinhos e reserve. Bater no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina sabor morango dissolvida em 1 copo de água fria e 1 copo de água quente, por aproximadamente 5 minutos. Misturar este creme na gelatina colorida. Mexer e levar para gelar novamente.

A próxima sobremesa será o bolo de coca-cola. Saudade da minha família e dos bons momentos que passei durante a minha infância. Aquela velha frase “a gente era feliz e não sabia” serve bem pro momento. Eu sei que eu aproveitei muito essa época, mas da pra voltar no tempo?

3 Comments:

Blogger GGUEDES said...

Miguio! Que post lindo! Fiquei com saudades de minhas Voinhas e de Mainha. Que saudades delas! E do bolo de chocolate que minha mãe fazia.

Beijos e namarië,

Gal

11:06 PM  
Blogger Prongs said...

WTF, bolo de coca-cola??? O.O OMG!!!
lol, vc usa coca-cola de 2 litros para fazer a receita?? quer dizer que não precisa deixar a coca-cola gelada para ela ser gostosa?? Bolo de coca-cola FTW!!! \o/

12:56 AM  
Blogger Vi said...

Eu também era feliz e não sabia... Minha avó paterna fazia os bolos mais gostosos...
Nem a confeitaria onde minha mãe trabalha é capaz de substituir aquelas maravilhas culinárias.

SE você encontrar um "vira-tempo" em algum lugar me avise...

Beijos, Vi!

11:21 AM  

Postar um comentário

<< Home