quarta-feira, novembro 15, 2006

Ciências Biológicas

Quando comecei a fazer meu Estagio a Docência, eu achava que apenas teria que entrar em sala e ensinar aos alunos um dos assuntos que eu mais gosto de estudar, germinação. Pelo jeito, infelizmente, tive que ensinar muitas outras coisas, como os direitos dos alunos que estudam numa universidade federal.

Ontem, tive que tomar uma atitude que eu não gostei nem precisava ter tomado, mas infelizmente, como eu não tive o apoio das pessoas responsaveis, tive que fazer.

Uma professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia decidiu que iria utilizar os laboratórios que eu dou aula para ministrar uma pratica para o curso de medicina.

Essa atitude (professores do curso de medicina acharem que podem utilizar qualquer sala para dar aula porque a medicina é um curso muito importante) vem sendo tomada varias vezes, desde que eu entrei na UFPE.

Porem, dessa vez, ela encontrou uma pessoa que não estava nem um pouco a fim de deixar seus alunos sem aula, e da mesma maneira que ela achava importante a aula pratica de medicina, eu também achava indispensável, para os alunos de Ciências Biológicas, a minha aula pratica sobre germinação.

Após 40 minutos esperando no corredor, ela se achou no direito de dizer que não ia mais sair. O professor Mauro, responsável pela disciplina foi ate a coordenação e depois na direção do Centro de Ciências Biológicas e informou que eu iria invadir a sala.

Pois foi o que eu fiz! Coloquei os 55 alunos da minha disciplina dentro do mesmo laboratório que ela estava ministrando a aula para medicina. Ela começou a destratar os alunos e ameaçou jogar nossas placas de Petri (com o material da nossa aula pratica) no chão.

Nesse momento, a baixaria era tamanha, que eu disse que se ela ousasse mexer no material da minha aula pratica eu também iria destruir a aula pratica dela, matar os ratos que já estavam semi-mortos na bancada e tudo mais.

Por fim, quando eu recrutei a metade da minha turma para invadirmos a direção do centro, ela resolveu terminar a aula e finalmente iniciamos nossa pratica com mais de 1 hora de atraso.

Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio dos alunos e pedir desculpas pela confusão criada.

Já avisei aos professores dessa disciplina que se isso se repetir mais uma vez na minha aula, eu vou direto com todos os alunos e todos os materiais de aula pratica na sala da professora Miriam (diretora do CCB) para montar os experimentos em cima da mesa dela.

Isso seria no mínimo interessante! Quem sabe poderíamos fazer isso na sala do professor Amaro Lins (o reitor).

5 Comments:

Blogger Vi said...

Miguio!
Vc tem toda razão... O pior que esses absurdos acontecem a muitos anos... Os alunos e professores do curso de medicina acham que podem tudo e se esquecem que existe um horário pre-determinado para cada sala e laboratório!
Um absurdo sem tamanho!!!
Parabéns pela sua coragem!
Quero ser assim quando eu crescer... ;) ;)
Beijos, Vi!

6:15 PM  
Blogger Priscila said...

viiiiiixxi!!

que babado!!!!!!!!
queria ter visto!
se precisar de ajuda da proxima vez me chama! Adoro uma baixaria! hahahah
Mandou bem Miguio!
beijos

6:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

viiiiiiiiiiiiiii
como vc ta barraqueiro
hauahauhaua

mais vc ta certo.....eu queria ver vc invadindo a sala hauahauhauahauah

beijoooooooooooo

8:17 PM  
Blogger GGUEDES said...

Miguio,
Tu tens que ver o que esse povo de Medicina faz com as turmas de Psicologia! É triste! Eles se acham deuses, no mínimo.
Eu acho que você foi muito corajoso e fez o que devia ter feito! Parabéns mesmo.
Beijos e namarië.

10:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

eles (os alunos de medicina) são assim com todo mundo, e os professores concordam e apoiam eles.

eu tb queria estar lá! se Bruna não for defender a dissertação segunda vou com você pra aula. kkkkkkkk
bjs

6:41 PM  

Postar um comentário

<< Home